Pular para o conteúdo principal

Como se inscrever no Pronatec

Como se inscrever no Pronatec
O Pronatec  é um programa criado pelo governo para ampliar a oferta de cursos para educação profissional e tecnológica e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino médio.




O Pronatec tambem envolve um conjunto de iniciativas são elas:
  • Expansão da Rede Federal 
  • Programa Brasil Profissionalizado
  • Rede e-TecBrasil
  • Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
  • FIES Técnico e Empresa
  • Bolsa-Formação
Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

São três tipos de curso:

  • Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.

Quem pode se inscrever nos cursos?

  • Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
  • Povos indígenas;
  • Comunidades quilombolas;
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Desempregados;
  • Pessoas com deficiências;
  • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
  • Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
  • Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
Como posso me inscrever no Pronatec?

Como existem várias iniciativas, não existe um sistema unificado de inscrições. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o Senai e o Senac. Cada uma dessas instâncias terá inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.

Comentários

  1. os curso ofertados pelo o pronatec só é bem organizado no site, porque aqui na cidade de Muriti no ceará, é uma “esculhambação”, pois eles usam os curso para fazer politicagem e, só escolhem as pessoas que votaram no candidato que está no comando.

    ResponderExcluir
  2. Os curso ofertados pelo o pronatec só é bem organizado no site, porque aqui na cidade de Mauriti no Ceará, é uma “esculhambação”, pois eles usam os curso para fazer politicagem e, só escolhem as pessoas que votaram no candidato que está no comando.

    ResponderExcluir
  3. Em campanha a presidenta disse a uma pessoa com idade de 50anos para se inscrever no pronatec, mais como se so a vagas para jovens então como se capacitar se nao temos mais a chance nem de trabalho e nem de se capacitar de forma gratuita ja que estou deaempregada

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Postagens mais visitadas deste blog

Como descobrir o numero da Carteira de Identidade (RG)

Veja abaixo como saber o numero do seu RG:
Primeiramente abra o site: http://www1.dataprev.gov.br/cadint/s...ication=cadint

Informe Apenas:

Nome Completo

Data de Nascimento

Nome da Mãe: Coloque IGNORADO

CPF e Digito do CPF

Coloque o captcha e Confirme

Será Informado um numero NIT

Guarde este numero e usara no seguinte site:

Acesse o seguinte site agora: http://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/...to/inicio.view

Coloque o Captcha e clique em Confirma


Na Próxima tele Informe com qualquer um as seguintes opções:

Estado:

Município:

Data e Agência da Próxima Perícia Disponível

Agência onde será mantido o benefício:

Clique em Avançar

Na Proxima tela selecione:

Segurado Via Internet


Informe os seguintes dados:

NIT (é o numero do antigo site:

Nome Completo:

Nome Completo da Mãe:

Data de Nascimento:

E selecione Desempregado e clique em avançar.
Pronto o numero do RG e todos os outros dados informados.


Aproveite e ganhe dinheiro extra com o EGRANA acessando este Link, conheça e site e veja como é facil ganhar dinheiro online…

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?

Aproveite e ganhe dinheiro extra com o EGRANA acessando este Link, conheça e site e veja como é facil ganhar dinheiro online.



Se você trabalha sem carteira assinada, ou se tem a carteira assinada em um cargo inferior ao seu, se não recebe os benefícios aos quais tem direito, como férias, 13º salário e vale transporte, ou se você trabalha em condições precárias, sem água, sem alimentação adequada ou sem descanso, não fique calado. Faça uma denúncia ao Ministério do Trabalho. Todo trabalhador tem direito a um emprego formalizado e boas condições de trabalho. Para isso, procure o Ministério do Trabalho de sua cidade e solicite à visita de um fiscal até a empresa em que trabalha. No dia da visita, ele vai pedir notificação e apresentação de documentação e benefícios de todos os funcionários, verificando a rotina do trabalho e a parte burocrática. Se houver irregularidades, a empresa é multada e obrigada a regularizar tudo. A maioria das pessoas que estão empregadas sente-se coagida a não …

Como saber se tenho direito ao PIS?

Inicialmente, o direito ao abono do PIS (para funcionários de empresa privada) ou PASEP (funcionários públicos) se dá após, pelo menos, 5 anos de cadastro junto ao programa. Ou seja, o trabalhador que teve sua carteira assinada ou vínculo formal empregatício a partir de 2005 terá direito ao abono no ano de 2010, se cumprir alguns outros requisitos. É importante lembrar que o documento que informa o vínculo empregatício chamado de RAIS (Relação Anual de Informações Social) é enviado pelas empresas, sempre no mês de março, e refere-se ao ano anterior. Por isso é comum as pessoas possuírem 5 anos de emprego, mas não terem o abono liberado. Logo, a informação do vínculo em 2005 só terá sido computada em 2006.Neste caso, o abono só estará disponível entre dezembro e junho. Assim também ocorre quando a empresaenvia a RAIS fora do prazo.
O direito ao abono PIS/PASEP só será devido a quem tiver trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior e não tiver recebido remuneração média superior a dois…