-->

Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como tirar segunda via do PIS

Compartilhe!

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa de contribuição social que tem caráter tributário e que é utilizado pelas pessoas jurídicas como meio financiar o pagamento de alguns dos direitos financeiros de seus funcionários. Para as pessoas que precisam de uma segunda via do PIS vamos ensinar como fazer para tirá-la.

A primeira coisa a deixar claro é que é responsabilidade do empregador cadastrar os seus funcionários no PIS em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O cadastro deve ser feito com o formulário DCT (Documento de Cadastramento do Trabalhador) preenchido em duas vias em mãos na agência. Você pode retirar esse formulário através do site da Caixa.

Como tirar segunda via do PIS?
Como tirar segunda via do PIS?

Para que esse cadastro seja realizado será necessário levar além do formulário o cartão do CNPJ do empregador ou então em caso de empregador pessoa física a matrícula do cadastro no INSS – CEI. Após realizar esse procedimento simples o trabalhador receberá o seu cartão do PIS em casa. Nesse cartão estará o número de sua inscrição no PIS.

Em caso de perda desse cartão do PIS o trabalhador poderá pedir uma segunda via nas agências da Caixa. Esse pedido pode ser feito a qualquer tempo nas agências do banco e para obter a sua segunda via basta apresentar a carteira profissional com a anotação do número PIS ou mesmo outro documento que identifique o titular.

Para quem não possui o cartão do PIS é importante verificar se já está cadastrado no programa e se já estiver pedir a emissão de uma segunda via de seu cartão uma vez que a primeira não está em seu poder. 

Para saber mais acesse aqui.