-->

Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

O que pode provocar demissão por justa causa ?

Compartilhe!

Quem trabalha com carteira assinada e segue a CLT – a Consolidação das Leis do Trabalho deve ficar atento a algumas situações e comportamentos que podem levar à demissão por justa causa. Hoje, o trabalhador só pode ser demitido por justa causa se realmente cometer algum ato ou falha imperdoável.

As empresas não podem simplesmente alegar a justa causa. Elas devem provar que o trabalhador agiu contra as determinações ou valores da organização. Nos casos em que o empregador não possui uma prova convincente sobre o mau comportamento do funcionário, a demissão pode ser revertida.

A demissão por justa causa é considerada a penalidade mais grave a qual o trabalhador pode ser submetido. Hoje, cerca de 95% das demissões por justa causa são questionadas na justiça.
O trabalhador que é demitido por justa causa perde vários benefícios e direitos, como aviso prévio, Multa de 40% sobre o FGTS, saque de FGTS, Férias e 13º proporcional e Seguro desemprego.

Vamos entender o que pode levar a uma demissão por justa causa:


- Roubar ou lesar a empresa;

- Quebrar as regras internas ou assediar outro funcionário;

- Desrespeito a cláusula de exclusividade;

- Condenação criminal;

- Faltar, chegar atrasado com frequência e negligenciar tarefas;

- Ir trabalhar em estado de embriaguez;

- Violar segredo da empresa;

- Agir com indisciplina ou insubordinação;

- Abandonar o emprego;

- Praticar ato lesivo contra a honra da empresa ou de colegas de trabalho;


O que pode provocar demissão por justa causa ?

6 comentários:

  1. deveria ter tambem o pedido de demisão por justa calsa dos empregador eles fasen os empregados de besta o tempo todo quando o trabalhador se recusa porque está com muita dor eles chamam os trabalhadores de preguicosos ficam torturando disendo que vai pra rua, a lei deveria ter mais direitos para os fucionarios.

    ResponderExcluir
  2. trabalho numa firma a 6 meses pego as 9,40 as19 hs minha função é lavar carro mas mandam varrer uma garagem enorme ,faser trasso de cimento botar gua no bebedouro feito que somos robo, na hora do almoço eles falam que temos que trabalhar para pagar a hora do almoço, a agua do banho vem de uma chisterna onde os cachorros fas coco em cima quando chove cai a nojera dentro da chisterna, e ajente tem que tomar banho copm aquela agua o gerente fica soutando graça pros funcionarios perguntando se estamos de ressaca, e eu sou evanjelico ,o salario não é o mesmo prometidoeles dizem queas duas horas do almoço agemte paga a noite é pra mim largar as 17 hs mais só largo as 19 hs estou com muitas dores na costa e na coluna, as roupas que usamos e muitoé muito quente quando entramos no onibus passamos mal do calor e temos que limpar o onibus em 15 minutos minha cabeça só falta esplodir não entra nenhum vento fico com falta de ar, tenho medo de perder o meu emprego pois tenho uma mãe doente e duas irmãs sdolecentes eles nos umilham dizendo quem não faser o que eles mandam vai pra rua no fim do ano não agrada os fucionarios, agente trabalha feito burro de carga e não merecemos nada, só obrigações , o banheiro é triste eu pssei mais de mes com uma diarreia tomei tanto antibiotico pra sara o banheiro é sujo demas lavamos os onibus na chuva ou no sol dependendo do tempo, passei 5 dias em casa quando voutei só vivem mim jogando indiretas, que eu vou pra rua se faltar denovo eles dizen que se não quizer o emprego temos que fazer tudo que eles mandar se não quizer perder o emprego, trabalho na firma asa branca da imbirobeira só penço como as pessoas fazem isso, são bem ignorantes parece que somos os escravos deles.

    ResponderExcluir
  3. Eu trabalho em um posto de gasolina como Frentista, da rede HE (Helio Gomes), que e Deputado Estadual MG, eles obrigam os frentistas a carregar entulho e todo o tipo de servico de obras e reformas, sob pena de ser demitido se nao o fizer. Hoje por exemplo estou com minha mao toda estourada, em carne viva, carreguei po de pedra a noite toda, puxando e juntando com enxada e levando para o outro lado do posto em carrinho de mao. (POSTO CASA BRANCA) a 9 km de FREI INOCENCIO - MG

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalho em um posto de gasolina como Frentista, da REDE HG (Helio Gomes), que e Deputado Estadual MG, eles obrigam os frentistas a carregar entulho e todo o tipo de servico de obras e reformas, sob pena de ser demitido se nao o fizer. Hoje por exemplo estou com minha mao toda estourada, em carne viva, carreguei po de pedra a noite toda, puxando e juntando com enxada e levando para o outro lado do posto em carrinho de mao. (POSTO CASA BRANCA) a 9 km de FREI INOCENCIO - MG

    ResponderExcluir
  5. E SE O PARAO ATRAZAR O PAGAMENTO VARIAS VEZES.O QUE POSSO FAZER.

    ResponderExcluir
  6. E quando o lider da empresa maltrata os funcionario o que tem que fazer??

    ResponderExcluir