Seguidores

Revisão do Sistema Financeiro Nacional para o Concurso da Caixa Econômica 2014

Comentarios
A função do Sistema Financeiro Nacional (SFN) é fazer a intermediação financeira. O SFN é composto do Conselho Monetário Nacional, Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central. Os subsistemas de intermediação são as Instituições Financeiras Públicas e Privadas.

As Instituições Financeiras são divididas em dois tipos: Instituição Financeira Bancária e Não Bancária. A Bancária capta depósito a vista e a prazo, criam moeda e tem como exemplo os Bancos Comerciais (Constituídos por Sociedade Anônima de curto a médio prazo), as IFS Não Bancárias só captam depósito a prazo e tem como exemplo os Bancos de Investimento (não captam depósito a vista, operações de médio a longo prazo).

O Conselho Monetário Nacional é o órgão normativo máximo do Sistema Financeiro Nacional (SFN), não possui função executora (SÓ MANDA) tem como função delimitar as diretrizes das políticas monetária, creditícias e cambial e garantir que o SFN seja sólido, através de medidas preventivas.
EX: Capital Mínimo.

O Conselho Monetário Nacional é composto por 3 membros, o Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e Presidente do Banco Central.

O Banco Central (BACEM) é o orgão executor, ele executa as politicas determinadas pelo Conselho Monetário Nacional.

Tem como funções privativas:

- Fiscalizar as instituições financeiras públicas e privadas. 
- Recolhimento Compulsório que é um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central. E tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País.
- Redesconto. Operação de concessão de um empréstimo por parte de um Banco Central a um banco comercial, para resolver situações de dificuldades de tesouraria.
- Mercado Aberto (Open Marketing) é a compra e venda de títulos públicos, quando o Banco Central compra títulos públicos ele aumenta a liquidez do mercado, quando vende ele diminui a liquidez do mercado.

O Banco Central é composto de 9 membros 1 Presidente e 8 Diretores, todos nomeados pelo Presidente da República. Não possuem mandato.

Comissão de Valores Mobiliários é quem cuida do mercado de capitais, Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão. 

Um Instituição Financeira Nacional para trabalhar no Brasil, precisa da autorização do Banco Central. A Instituição Financeira Estrangeira, precisa do decreto do poder executivo e do Presidente da Republica.

Para uma Instituição financeira trabalhar na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão, é necessário um registro da Comissão de Valores Mobiliários.

As 8 palavras mágicas do CVM. (APARECEU QUALQUER UMA NA PROVA, TA FALANDO DA CVM)

- Valores Mobiliários
- Bolsa de Valores
- Mercado de Balcão
- Ações/ Acionistas
- Debentures
- Derivativos
- Fundos de Investimento
- Companhia de Capital Aberto.


Caros leitores, depois de ler o Conteúdo, forneça comentários construtivos. Sua opinião é muito mais valiosa para o Site. Obrigado.