-->

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como se candidatar a vereador

Alguns dizem que para se candidatar a vereador basta saber escrever o nome. Mas não é bem assim, para ser vereador é necessário que o candidato seja honesto e esteja interessado em promover o bem estar da população e o desenvolvimento do seu município. Por ser um cargo de responsabilidade pública de eleição por vias diretas e democráticas, não existe formação exigida para ser um vereador. Porem existem certas regras para elegibilidade eleitoral: 

* ser brasileiro 
* ser maior de 18 anos na data da candidatura 
* estar em pleno exercício de seus direitos políticos, portanto, não condenado pela justiça criminalmente 
* ser eleitor 
* ter domicílio eleitoral, no prazo de lei (tem sido, no máximo, de um ano). Na circunscrição 
* ser filiado a algum partido político no prazo legal




Não existe um mercado de trabalho, por assim dizer, para o vereador, pois este é eleito por voto popular em eleições nacionais e simultâneas. O número de vereadores é sempre proporcional à população daquele município, com alguns limites a serem observados: em municípios de até 1 milhão de habitantes o mínimo é de 9 e o máximo é de 20; em municípios com população entre 1 e 5 milhões de habitantes o mínimo é de 33 e o máximo é de 41; com mais de 5 milhões de habitantes o mínimo é de 42 e o máximo de 55 vereadores.

2 comentários:

  1. Eu gostaria que os representante da delegacia do trabalho do maranhão tomace providenca sobre a empresa que esta estalada no municipio de godofredo viana que coloca os seus tralhadoris p/ trabalha hora extra e não que paga o trbalhador que da o seu súl or no trabalho não recebi???????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Lebramos quen no maranhão parece que não tem lei.Eu não entendo,porque nos outro estado do brasil, existem lei.auguem tem que toma providenca por favor lembre de nos .socorro.??????????????????

    ResponderExcluir


Agregadores

GeraLinks - Agregador de links