-->

Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Como tirar certidão de nascimento

Compartilhe!

Aprenda como tirar certidão de nascimento. Todo cidadão ao nascer deve ter um registro de nascimento, mas para que os pais ou responsáveis saibam como proceder corretamente. Segue como tirar certidão de nascimento.

É um direito de qualquer indivíduo possuir certidão de nascimento e até segunda via quando necessário. Pois é um documento que possibilitará a obtenção de outros, como carteira de identidade e título de eleitor. 

E para solicitação do mesmo basta se dirigir  ao cartório da cidade onde a criança nasceu e solicitar o registro de forma gratuita. E caso necessite posteriormente de segunda via será cobrada uma taxa, exceto se procurar Núcleo de família da Defensoria Pública informando não ter condições financeiras para arcar com o valor.


Como tirar certidão de nascimento
Como tirar certidão de nascimento

Em casos de pessoas não registradas quando criança, se menor de 21 anos e maior de 18 devem procurar um cartório mais próximo da residência para seu registro sem cobrança de taxa. Assim como os menores de 18, que devem estar acompanhados dos responsáveis para solicitação junto ao cartório de registro civil de sua cidade. 

Aos que estão fora do estado de nascimento e necessitam de uma segunda via, mas não conseguem se dirigir até o cartório de registro existe a possibilidade de solicitá-lo via site: Cartório Expresso

Basta acessá-lo, entender o funcionamento correto e com o pagamento de uma taxa receberá o documento através dos correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário