Como saber se tenho direito ao PIS?

Inicialmente, o direito ao abono do PIS (para funcionários de empresa privada) ou PASEP (funcionários públicos) se dá após, pelo menos, 5 anos de cadastro junto ao programa. Ou seja, o trabalhador que teve sua carteira assinada ou vínculo formal empregatício a partir de 2005 terá direito ao abono no ano de 2010, se cumprir alguns outros requisitos. É importante lembrar que o documento que informa o vínculo empregatício chamado de RAIS (Relação Anual de Informações Social) é enviado pelas empresas, sempre no mês de março, e refere-se ao ano anterior. Por isso é comum as pessoas possuírem 5 anos de emprego, mas não terem o abono liberado. Logo, a informação do vínculo em 2005 só terá sido computada em 2006. Neste caso, o abono só estará disponível entre dezembro e junho. Assim também ocorre quando a empresaenvia a RAIS fora do prazo.
O direito ao abono PIS/PASEP só será devido a quem tiver trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior e não tiver recebido remuneração média superior a dois salários mínimos mensais. Para saber se tenho direito ao PIS, basta ligar para 0800.726.0101.


Já o funcionário público deverá entrar em contato com o Banco do Brasil, gestor do PASEP, pelo telefone 0800.729.0722.
Será necessário informar o número do PIS/PASEP ou CPF e confirmar alguns dados como data de nascimento e filiação, para que o atendente possa dizer se o abono está disponível ou não.
O trabalhador inscrito no PIS que possuir o cartão cidadão poderá sacar seu abono em lotéricas, agências e caixas eletrônicos Caixa.
Algumas empresas realizam convênios com os bancos para efetuarem o pagamento do abono juntamente com a folha de pagamento da empresa, evitando assim que os funcionários precisem se ausentar do trabalho para enfrentarem longas filas em bancos.

24 comentários:

  1. se o contribuinte autonomo tem direito ao abono do pis (cabeleireira contribuinte com o codigo1163) eliane

    ResponderExcluir
  2. meu primeiro registro é março de 2008 tenhu direito esse ano

    ResponderExcluir
  3. Deisiane Hernandes Meu primeiro registro foi janeiro de 2008 tenho direito de recebe o pis esse ano

    ResponderExcluir
  4. MINHA PRIMEIRA ASSINATURA FOI EM DEZENBRO DE 2007 TENHO DIREITO

    ResponderExcluir
  5. sou agente comunitaria na cidade de ribeirao preto,e nosso sálario não atinge os dois mínimos.aconteceu que algumas agentes receberam o abono do Pasep integral;outras receberam os juros variados e outras não receberam nem um centavo que foi o meu caso.gostaria de entender o por quê se os nossos salários e descontos são iguais.espero por respostas.desde já agradece a atenção

    ResponderExcluir
  6. meu nome é Anderson meu primeiro registro é de dezembro de 2006 eu tenho direito ao pis esse ano?

    ResponderExcluir
  7. olá, Mei recebe pis?

    ResponderExcluir
  8. ysmael da silva cardoso24 de janeiro de 2013 12:32

    sera que vou ter direito ao pis,pos meus patroes sempre diz que nao.eu queria saber pos eu preciso>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos anos você tem de carteira assinada ? Recebe até dois salários mínimos.

      Excluir
  9. eu qero saber se tenho direito ao pis pos meus patroes sempre dis que nao tenho direito ainda

    ResponderExcluir
  10. Posso ajudar. Verifico junto a caixa se voce tem direito ao abono/PIS. Preciso somente do numero do pis e data de nascimento. beatriz00@ig.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. meu primeiro registro foi 2009 tenho direito esse ano douglasface@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta eu queria saber a msm coisa eu tirei minha carteira de trabalho em 2006 e só fui registrado na empresa em 2009 ?

      Excluir
    2. Não para ter direito ao Pis esse ano , o trabalhador deve ter pelo menos 5 anos de carteira assinada. Ou seja (2013 - 2009), da só quatro anos de carteira assinada. Comigo também é a mesma coisa a minha carteira só foi assinada em 2009 e só posso receber o pis em 2014 pois vou ter 5 anos de carteira assinada.

      Excluir
  12. Meu primeiro registro foi em 2008 tenho direito
    Iresferreira123@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, para ter direito ao Pis esse ano , o trabalhador deve ter pelo menos 5 anos de carteira assinada.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. TRABALHEI DURANTE SEIS ANOS EM UMA EMPRESA E PEGUEI O PIS,DEPOIS FIQUEI DESEMPREGADA DURANTE 6 ANOS E AGORA COMECEI A TRABALHAR E TENHO 5 MESES NESSA EMPRESA GOSTARIA DE SABER SE PEGO O PIS ESSE ANO?
    MINHA DATA DE NASCIMENTO É 16/08. AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem direito sim. Não importa se você ja pegou o PIS anteriormente, ou mudo de empresa, o que importa é quanto tempo você tem de carteira assinada e se recebe até 2 salários mínimos.

      Excluir
  15. meu marido faleceu tenho direito de receber o pis dele

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber se tenho direito de receber o pis do meu marido , ele faleceu em 2013 mas trabalhava e sempre recebia

    ResponderExcluir
  17. Eu queria saber se eu tenho direito de pegar o pis fui registrada em 2009 e fez 5 anos minha data de aniversário fou em janeiro mais nao tinha nada la por que e o que eu fasso sendo que eu fui na caixa pedir informações e nenhumas das fucionarias da caixa soberam me informar sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  18. Meu primeiro registro foi em dezembro de 2009 tenho direito ao pia esse ano

    ResponderExcluir


Arquivo do Blog

Pesquisar neste blog

Carregando...
 

Copyright © Quero Saber Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger